História do Naturismo
A palavra naturismo provém do francês naturisme, que é a doutrina filosófica que se baseia num modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente.
Do século II até o final do IV, os romanos, sem excluir os cristãos, banhavam-se comunalmente nus em banhos públicos, com homens e mulheres banhando-se juntos. Na Grécia antiga era comum a prática de esportes ocorrer sem nenhuma peça de roupa. Algum do sentido de pudor que hoje vemos disseminado na sociedade moderna foi essencialmente legado que as religiões nos deixaram ao longo dos tempos.
Após a Segunda Guerra Mundial, o naturismo começou a se difundir, não só na Europa, mas também nos Estados Unidos. Hoje são muitos os países que contam com adeptos do movimento, embora a aceitação da prática seja muito desigual consoante as culturas dos vários países.
Em 1974 a Federação Internacional de Naturismo (INF) definiu os princípios naturistas, que é a definição atual de naturismo adotada por todas as entidades naturistas do mundo:
"Um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o autorrespeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o ambiente."